SYNKROSKALE SUIT, uma inovação na Natação Artística

synkroskale suit
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Em tempos tecnológicos e de redes sociais, passava algum do meu tempo embrenhada na ociosidade do Instagram quando, de repente, vislumbro um fato de banho que nunca tinha visto. Penso então que é nestes casos que a tecnologia se faz útil e, curiosa, fui tentar perceber em que consistia esse tal Synkroskale suit. Na rapidez dos cliques, dei por mim a ter uma ávida conversa  com uma das autoras do fato de banho, Leilani Torres. Foi assim, desta forma, que no dia seguinte se deu uma entrevista sobre a história do mesmo, que partilho, dada a sua possível utilidade para a natação artística e os seus atores.

“Sempre quis fazer um fato de banho para o egg beater (retropedalagem), fazer alguma coisa personalizada para as atletas, alguma coisa capaz de as inspirar a fazer o egg beater mais alto, algo que as fizesse sentir mais orgulhosas, como uma mensagem durante o treino de clubes – como a bandeira do seu país. Esta foi a ideia principal”, diz-nos Leilani Torres, treinadora de natação artística e autora do site Synchronized Swimming Coach.

Desta ideia, da procura por maiores alturas e motivações, Leilani fez um “esboço colorido”. Mas como afirma, “Não gostei realmente, e sabia que tinha que encontrar alguém que me ajudasse a combinar as cores”. Entretanto, continuou a ser cada vez mais específica acerca das cores, nomeadamente, mais precisa quanto ao que está estipulado no manual da FINA – manual destinado a treinadoras, árbitros e juízes. Foi desta forma que “uma coisa levou à outra” – como refere – embora tenha começado por ser “uma procura de motivação para as atletas para se esforçarem mais alto, para terem algo visual. Um símbolo para se forçarem, para melhorar os seus treinos diários, algo que pudessem usar, como um fato de banho.”

Com tantas ideias “na cabeça” Leilani só precisava de “alguém que as empurrasse cá para fora”, menciona. É neste momento que nasce a parceria com Andrea Fuentes, ex-nadadora espanhola de natação artística, medalhada olímpica e selecionadora nacional da equipa dos EUA. Portanto, Andrea “tinha a companhia, o nome e é uma pessoa incrível”. Não sabia como ela iria reagir, mas tinha que tentar. A partir desse momento tudo o resto parece ter fluído: O que pensas sobre isto? O que pensas sobre aquilo?”, revela Leilani. Tudo começa com a ideia das camadas, menciona a autora. No entanto “usar as camadas com as cores foi um resultado conjunto”, sublinha.

Torres realça que “este sofisticado fato de banho não só motiva as atletas, como treina as treinadoras – a pessoa que está mesmo ali, no cais/plataforma.” Neste sentido, a utilidade do mesmo prende-se com o facto de elas terem “algo, mesmo ali, para medir, para relembrá-las a cada treino: tens que subir até esta cor! Tens que subir até este resultado”. Não obstante, a treinadora enfatiza a importância que o fato de banho possa ter para os juízes, “Estou a fazer figas para que mais juízes venham aos treinos e tenham este treino de olho. Nós, treinadoras, temos os olhos treinados e, a maior parte de nós, gosta de uma ajuda extra. De facto, este desenho de cores é uma ajuda, especialmente para as equipas, e para elementos como a barracuda e as espiras. Se os juízes viessem até à piscina e treinassem o olho com ele (fato de banho), acredito que os ía ajudar muito no momento da competição.” Como afirma, “por vezes as coisas acontecem tão rápido! Eles não têm tempo para analisar o que aconteceu. Eles apenas anotam a sensação com que ficaram. Se os seus olhos estiverem treinados, então esta medida, este cálculo, esta nota pode ser muito mais precisa”, sustenta a mesma.

Apesar da inovadora ideia acima referida, Leilani salienta que a mesma ainda precisa de ser posta em prática. Ainda assim, pensa que o fato “certamente ajudará na precisão das espiras, por exemplo”. Conta que “pessoalmente, como treinadora, as crianças não sabem bem para o que estão a treinar. Que quando vão para a competição não sabem se vão para uma nota de 7.5 ou 7.0. Mas se eu treinar para um 7.5, eu consigo um 7.5. Se eu treinar para um 9.5, eu consigo um 9.5”. No entanto, ressalva que não é apenas a sua perceção, mas a dos juízes, também, para avaliarem a forma como este fato de banho possa constituir uma ajuda para a modalidade.

O Synkroskale suit é constituído pelo fato de banho normal e por umas leggings. A cada cor corresponde uma pontuação relativa à escala de altura, especificada no manual da FINA, e que se encontra assinalada de forma bem visível. Já se encontra disponível no site synkrolovers.com, e é possível personalizar o fato relativamente ao tamanho, por exemplo, é possível encomendar umas leggings de tamanho M e um fato de tamanho S.

Se pretender efetuar uma encomenda do fato de banho clique aqui.

Se pretender outro tipo de informação ou esclarecer qualquer dúvida clique aqui.

Créditos da foto: Synchronized Swimming Coach

Comentários