Sport Algés e Dafundo investe 15,5 milhões de euros para remodelar e ampliar instalações

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

O histórico Sport Algés e Dafundo, com pergaminhos nas várias disciplinas da Natação, vai investir cerca 15,5 milhões de euros na remodelação e ampliação do atual clube desportivo.

Com arranque dos trabalhos previsto para o terceiro trimestre deste ano, o projeto contempla uma intervenção numa área total de 3.605 m2 e inclui a renovação e ampliação das instalações, incluindo piscinas, pavilhão e ginásios, a criação de um centro de estágios com 88 quartos e de um parque de estacionamento para 150 viaturas.

De acordo com Rui Costa Santos, presidente do Sport Algés e Dafundo, “a intervenção, que tem um prazo estimado de dois anos, pretende resolver um conjunto de problemas com que o clube se tem vindo a deparar e que condicionam a prática desportiva e as ambições do clube e dos seus atletas”.

“Entre outros fatores, estes constrangimentos devem-se ao envelhecimento das instalações para a prática desportiva regular, às desadequadas condições para o desenvolvimento do desporto de alta competição, às deficientes condições de utilização das instalações por pessoas com mobilidade condicionada e ao facto de o parqueamento automóvel em Algés estar saturado”, acrescentou.

De acordo com o projeto, todos os espaços existentes para o desporto serão ampliados e melhorados, tanto ao nível da prática desportiva como dos serviços de apoio que os mesmos dispõem atualmente.

Veja o vídeo: 

As novas instalações

O projeto preconiza um novo edificado virado para a Av. dos Combatentes da Grande Guerra, caracterizado pelas entradas do clube, centro de estádios e parque de estacionamento ao nível do piso térreo e pelos quatro pisos de quartos do centro de estágios.

Esta nova construção será constituída por dois pisos abaixo da cota da entrada principal do edifício e seis pisos acima da mesma, totalizando 12.359,75 m2 de área total de construção acima da cota da soleira. Prevê ainda a reabilitação e reformulação do Pavilhão de Basquetebol e salas contíguas, como a de Ginástica Rítmica, com a colocação de nova cobertura.

O projeto prevê ainda uma forte componente de energias renováveis, com recurso às soluções de energia solar térmica e solar fotovoltaica, assim como a instalação de equipamentos de alta eficiência energética.

A reformulação das piscinas prevê a criação de um novo tanque de aprendizagem, o aumento da piscina até aos 50 metros e a criação de um tanque recreativo e terapêutico com equipamentos para reabilitação, manutenção e tratamento físico, com um reposicionamento dos balneários que ficarão alinhados com os cais das piscinas.

O projeto contempla também a criação de um Centro de Estágios com 88 quartos que poderá funcionar de forma autónoma, proporcionando ao clube um novo ativo económico e uma mais-valia para a captação de iniciativas de formação na área desportiva e um recurso para apoiar o intercâmbio de atletas e clubes nacionais e internacionais.

Naquela que é a cobertura do atual cinema, o projeto prevê a criação de um novo Ginásio com balneários independentes ligado ao atual ginásio de musculação, o que permitirá alargar o âmbito das vertentes desportivas.

O projeto contempla ainda uma solução para o estacionamento automóvel com a criação de um parque automóvel subterrâneo para 150 viaturas com acesso pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, tendo o risco de cheias e inundações daquela área sensível sido acautelado de raiz com as medidas técnicas adequadas.

O Sport Algés e Dafundo é um clube desportivo amador, de perfil eclético que, além da formação, tem uma vocação competitiva e olímpica.

Foi fundado em 19 de julho de 1915 e é titular do estatuto de utilidade pública desde 9 de novembro de 1931.

No clube praticam-se muitas e diversas modalidades desportivas, nos mais diversos escalões etários, sendo uma coletividade com grande impacto na juventude da região, tendo mais de 3.000 atletas em atividade.

Para além de inúmeras participações em campeonatos europeus e mundiais, esteve representado com 47 atletas seus de natação, polo aquático, ginástica rítmica, judo e vela nas diversas edições dos Jogos Olímpicos desde 1952, a esmagadora maioria dos quais continuou a praticar no clube ou transitou para a equipa técnica das respetivas modalidades.

02-DEPOIS

03-AVCOMBATENTES

04-ENTRADA

05-ENTRADA

06-RECECAO

07-ATRIO

08-ATRIO

09-POOL

10-POOL

11-POOL

12-BANCADAS

13-BANCADAS

14-ATRIO CE

15-POOL

16-TQ-REAB

17-GYM

18-GYM

 

Comentários