Rui Morais: o primeiro “sincronista” português em competição

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Rui Morais é um adolescente com 15 anos e este é o terceiro ano que pratica natação artística. É o primeiro nadador masculino a participar num torneio desta modalidade, em Portugal, levado a cabo pela Associação de Natação do Norte de Portugal, no passado dia 16 de março de 2019, nas Piscinas Municipais de Felgueiras, a representar o FOCA – Clube de Natação de Felgueiras. Rui aceitou fazer uma entrevista para o jornal Chlorus, e, deste modo, deixar o seu testemunho.

Como é que a natação artística surgiu na tua vida?

A natação artística surgiu aos meus 12 anos, quando estava a ver o campeonato olímpico de natação artística. Fiquei fascinado pelo desporto e vim a descobrir que a minha prima o praticava, fui a um treino dela, falei com as treinadoras e entrei para este mundo.

No passado dia 16 de março, foste o primeiro atleta masculino a participar num torneio de natação artística em Portugal, como te sentiste?

Senti-me orgulhoso de puder alcançar este nível e mostrar que com garra e determinação chegamos onde queremos.

Quanto a ser o único rapaz foi uma experiência inesquecível e sei que vou ficar para a história da natação artística e não podia estar mais feliz.

Quais são os principais obstáculos que encontraste no teu percurso?

Um dos obstáculos principais foi não ter entrado logo quando era mais novo porque não tinha tanta facilidade e flexibilidade como as pessoas da minha idade.

Apesar deles, o que te motiva a continuar a praticar a modalidade?

Apesar de todos os obstáculos sei que após muito treino, dedicação e garra conseguirei alcançar todos os meus objetivos.

Como é ser-se o único atleta masculino a competir em Portugal, na modalidade de natação artística?

É um privilégio ser o único português a praticar natação artística e espero um dia que o desporto se torne mais conhecido, que não é o caso de Portugal.

Há alguma mensagem que queiras transmitir?

A mensagem que quero transmitir é para nunca se deixarem ir abaixo, seguirem em frente com o vosso objetivo, pois nem sempre é fácil e temos de passar por etapas difíceis na nossa vida, mas se realmente for o que mais gostam de fazer, conseguirão sempre passar por todos os obstáculos, por isso sigam em frente e nunca desistam.

Há alguns conselhos que queiras passar para outros rapazes que queiram iniciar a prática da modalidade?

Para aqueles rapazes que sonham um dia praticar natação artística, nunca desistam, determinem os vossos objetivos e não se preocupem com o que os outros pensam porque isso só vos irá deitar abaixo, e se é mesmo isso que sonham fazer sigam em frente sem olhar quem fala e quem humilha e nem naqueles que não acreditam no vosso talento.

Foquem-se apenas nos comentários positivos!

Créditos da foto: Foca – Clube de Natação de Felgueiras

foto rui t-shirt

Comentários