Portugal recebe Grupo A da fase de qualificação para Europeu-2018

  •  
  •  
  •  

A Liga Europeia de Natação (LEN) atribuiu a Portugal a organização do Grupo A da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Barcelona, em 2018.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação, Ricardo Monteiro, Team Manager da Seleção Nacional, explica a importância desta competição para o nosso país e revela a motivação e empenhamento de Portugal na preparação para a competição na Catalunha.

“Até chegarmos à tão almejada fase final, teremos de ultrapassar várias fases decisórias, sendo que a nossa primeira irá ter lugar em outubro e a ser realizada em Portugal, graças à atribuição que a LEN concedeu ao nosso país. Este torneio disputado entre portas demonstra, uma vez mais, a imagem extremamente positiva que detemos além-fronteiras e no interior da instituição que comanda as decisões da natação europeia”.

Segundo o responsável federativo, “esta oportunidade e visibilidade são sempre mais-valias para o país e para as autarquias candidatas a receber estas prestigiadas organizações, pois podem aliar a nata do polo aquático do velho continente à variante turística que isso acarreta”.

Portugal irá defrontar a Ucrânia, a Lituânia e o 2.º classificado da primeira ronda de um grupo composto por Áustria, República Checa, Suíça e Bulgária.

O Grupo B disputa-se na Polónia com as seleções da casa, Bielorrússia, Israel e o 1.º classificado do grupo da primeira fase.

A classificação alcançada por cada seleção nos grupos de Portugal e Polónia irá definir a ordem que emparelhará com os classificados do 9.º ao 16.º lugares do último Europeu Belgrado 2016, nomeadamente, França, Roménia, Alemanha, Holanda, Eslováquia, Geórgia, Malta e Turquia.

Estes jogos compõem o play-off, realizado a duas mãos, em fevereiro e março de 2018, sendo que o vencedor de cada jogo integrará o grupo de finalistas do Europeu e que se juntarão às seleções da Sérvia, Montenegro, Hungria, Grécia, Espanha, Itália, Croácia e Rússia, diretamente apuradas para a fase final.

“Continuamos a nossa campanha de preparação, com vários treinos de grupo, alguns estágios competitivos programados e torneios internacionais já perspetivados e tão úteis para elevar os nossos índices, nomeadamente, o prestigiado Torneio das 10 Nações em maio na Polónia, onde voltamos à ribalta do polo aquático e a uma competição onde contamos com várias participações e conquistas alcançadas, e o Torneio Cidade de Loulé, local com condições fantásticas para a prática da modalidade, que respira desporto, que nos acolhe sempre de forma muito calorosa e que nos permite evoluir enquanto grupo”, refere Ricardo Monteiro.

“De realçar o enorme empenho de todas as partes envolvidas neste percurso, seja atletas, staff técnico e estrutura diretiva, agradecer o seu esforço e dedicação, cada qual no desempenho das suas funções, mas queremos definitivamente crescer cada vez mais e solidificar essa vontade, pelo que atingir níveis de superação rumo à glória no polo aquático português será um compromisso individual em prol do grupo”, concluiu.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários