Livro “Manutenção de Piscinas” apresentado no Jamor

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

O livro “Manutenção de Piscinas”, do autor/coordenador Alfredo Silva, docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, foi esta segunda-feira apresentado no auditório das Piscinas do Jamor, com a presença presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, e do presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IPDJ), Vítor Pataco, entidade coordenadora do Complexo Desportivo Nacional do Jamor.

António José Silva, na sua apresentação, fez três referências à obra:

“1. A Escola Superior de Desporto de Rio Maior realizou mais uma iniciativa de maior alcance e visão, preenchendo uma lacuna existente na literatura sobre o tema, reforçando assim o que já existe;

  1. O leque de autores apresentados compaginaram em cada tema o que é a necessidade prática quotidiana;
  2. O professor Alfredo Silva coordenou uma obra que irá preencher um necessidade real, reunindo a informação existente mas dispersa.”

O presidente da FPN reforçou a ligação da obra ao âmbito institucional da FPN, referindo que “este livro é um manual que poderá servir de referência e/ou apoio complementar a programas de intervenção, como é o caso do “Portugal a Nadar” e a certificação de escolas de natação”.

Por sua vez, Vítor Pataco, presidente do IPDJ, referiu que “o Jamor é especial para atletas e profissionais, para as populações que frequentam a piscina fazendo todo o sentido a apresentação da obra no Jamor.”

Mário Durval, representante da Direção Geral de Saúde Pública, reforçou a ideia de que “a saúde pública passa pelas piscinas e que estas devem ter uma manutenção recorrente e realizada por profissionais”.

José Tavares dos Santos, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Piscinas, centrou a sua intervenção no tratamento e manutenção das piscinas assim como na valorização profissional. “É importante tratar da piscina e estabelecer objetivos. É preciso saber que temos de ter bons profissionais em todas as áreas, ter pessoas relevantes nas várias áreas das piscinas”, referiu.

A intervenção terminou com Alfredo Silva e Luís Cid, diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, agradecendo e alertando: “Só se consegue fazer coisas desta natureza, quando a paixão é demonstrada no que fazemos.”

Créditos da foto: FPN

Comentários