Fran Crippen… Não podemos esquecer…

  •  
  •  
  •  

A morte trágica do nadador Fran Crippen em 2010, durante a prova dos 10k em águas abertas, foi um alerta fatal para a comunidade aquática. O motivo: a temperatura excessivamente quente da água. Na ocasião a FINA criou uma força tarefa, onde mudanças foram feitas e novas regras de temperatura foram colocadas em prática. A regra OWS 5.5 (https://www.fina.org/content/ows-5-venue) afirma que a temperatura da água não pode ser inferior a 16ºC (60.8 F) e não pode ser maior que 31ºC (87.8 F).

No entanto verificou-se um fato constrangedor durante 7º Campeonato Asiático de Natação em Águas Abertas que ocorreu de 19-21 maio no Lago Putrajaya, em Kuala Lumpur, Malásia. A temperatura da água batia nos 31.9 graus antes da prova dos 10k.

7th Asian Open Water Swimming Championships 2017 19-21 May 2017 Putrajaya Lake, Malaysia
7th Asian Open Water Swimming Championships 2017 19-21 May 2017
Putrajaya Lake, Malaysia

Sem hesitar, a equipa do Japão retirou imediatamente seus principais nadadores do evento, Yasunari Hirai e Yumi Kida. A equipa japonesa reclamou, mas apesar da temperatura da água exceder o limite da FINA, Ronnie Wong (Chairman of the FINA Technical Open Water Swimming Committee) deu o sinal verde para o início da prova. Com isso, a vitória histórica da anfitriã, Heidi Gan (28 anos) nos 10k feminino ficou ofuscada por este episódio.

2 3

4 5

Yasunari Hirai e Yumi Kida do Japão teriam a chance de vencer os 5k e os 10k do Campeonato Asiático. Depois de ambos terem vencido os 5k (prova que ocorreu normalmente, pois a temperatura estava abaixo do limite superior), entenderam perfeitamente os riscos que correriam ao nadar os 10k com temperatura tão elevadas e abriram mão do evento. Embora os principais nadadores da equipa japonesa não tenham caído na água, ao verificar o resultado final percebe-se que um nadador japonês completou a prova.

6

7

A temperatura da água chegou a perigosos 32 °C ao final da prova dos 10k, que iniciou pontualmente às 8h locais. No entanto este facto já não é o primeiro em situações extremas. Na prova de 25k do Campeonato Mundial de 2009 prosseguiu com temperatura da água acima dos 31ºC. Na ocasião alguns nadadores também se recusaram a nadar. É importante lembrar que água muito fria também é um grande problema. É preciso estar atento. A SAÚDE deve vir antes das medalhas.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários