Federações reúnem para apresentar Plataforma

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Um grupo de 55 Federações Desportivas, com Utilidade Pública Desportiva, reúnem esta sexta-feira na Cidade do Futebol, no Jamor, pela 19h00, com o objetivo de “encontrar os principais pontos de convergência que unem as Federações Desportivas no diagnóstico da situação e na visão comum para o Desporto no nosso país”, informou, em comunicado, a Federação Portuguesa de Natação, fundadora desta plataforma.

Esta ‘Plataforma do Desporto Federado’ irá apresentar nesta reunião o documento: Plataforma do Desporto Federado nos seus eixos centrais e respetiva aprovação assim como a marcação do Congresso do Desporto Federado.

Esta Plataforma tem como temas centrais a representatividade, reorganização das organizações desportivas; agentes desportivos e credibilidade do movimento associativo; Autonomia das Organizações; O Sistema Desportivo e a ligação ao Sistema Educativo e Laboral; Alto Rendimento Desportivo; Formação Recursos Humanos, entre outros assuntos.

Da reflexão conjunta ressalta a convicção de que o reforço do Desporto em Portugal acontecerá se as Federações tiverem a capacidade de convergirem e de trabalharem em conjunto, criando sinergias construtivas e reivindicativas, assumindo a centralidade do sistema desportivo nacional.

“Une-nos um objeto social e cultural comum: o desporto. Une-nos a convicção de que o desporto é um setor com valores fundamentais para o desenvolvimento de Portugal, como sociedade e dos portugueses, como cidadãos”, defende este grupo de Federações.

“Entendemos que a mudança primordial deve partir das próprias federações. Não pretendemos que nenhum organismo assuma as nossas responsabilidades e desempenhe as nossas funções. Queremos olhar o nosso presente sem filtros, nem limitações alheias, muito menos impostas do exterior. Queremos definir o nosso futuro e convocar os parceiros que entendermos como fundamentais para percorrer esse caminho.”

Esta estrutura já reuniu em 18 de maio último, na Faculdade de Motricidade Humana, também em Oeiras, então num encontro que juntou 26 federações.

Além da federação de natação, são também fundadoras desta plataforma as federações de ginástica, triatlo, atletismo, canoagem, ciclismo, judo, ténis de mesa e desporto universitário.

Comentários