Estágio de capacitação técnica em Silves

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Está a decorrer, em Silves, o terceiro – e último – dia de estágio de capacitação técnica organizado pela direção técnica da Federação Portuguesa de Natação, que junta, pela primeira vez, todos os escalões da Natação Artística nacional – Infantis, Juvenis, Juniores e Absolutas.

As seleções nacionais foram recebidas no salão Nobre da Câmara Municipal de Silves pela presidente da edilidade Rosa da Palma. “Com as Infantis e as Juvenis o foco principal é o trabalho técnico mais direcionado para o trabalho das figuras. Para as juniores e absolutas é o trabalho técnico para os elementos técnicos do dueto, principalmente.” – sublinha Mariana Marques, DTN de Natação Artística.

O programa do estágio é constituído por diversas atividades e domínios: sessões específicas de natação pura e de treino técnico; controlo e avaliação das nadadoras que estão integradas no projeto de preparação Olímpica, também na questão da natação pura e técnica; trabalho de ginásio, muito direcionado para o fortalecimento da zona de core, principalmente na parte postural, pois é relevante para o controlo dos movimentos dos membros superiores e inferiores; sessões de trabalho técnico direcionado para as figuras e elementos técnicos na água, e flexibilidade. Tudo na base das técnicas básicas da natação artística.

Durante quarta-feira, dia 19 de Dezembro, as seleções participaram numa formação com o treinador Paulo Costa, da Portinado. A sessão foi de treino de abdominais ‘hipopressivos’. “Esta atividade consiste num método de treino da parede abdominal e do soalho pélvico, fundamentais para o desenvolvimento dos músculos respiratórios, parede abdominal e fortalecimento do próprio soalho pélvico. Importante também para a consciencialização do controlo postural e de muitas correções corporais que fazem toda a diferença na colocação do tronco na água durante os movimentos inerentes à Natação Artística”, reforça Mariana Marques.

Foram convocadas as 15 nadadoras:

Praticante                              Clube

Ana Bárbara Costa                 GESL

Ana Margarida Cardoso         FOCA

Bárbara Correia Lopes           MODV

Catarina Farinha                    MODV

Cheila Morais Vieira              GESL

Filipa Abreu Faria                   OSCN

Francisca Rosa                        PORTIN

Francisca Sena Fonseca          GESL

Joana Almeida Rosa               PORTIN

Madalena Carriço Brasão      AMINATA

Maria Beatriz Gonçalves        GESL

Maria Esteves Madureira      GESL

Maria Madalena Lopes          PORTIN

Mariana Silva Teixeira           FOCA

Raquel Ali Rodrigues              FOCA

O quadro técnico é constituído pelos seguintes elementos:

DTN-NArt: Mariana Marques

Treinadora FPN: Sylvia Hernandez

Treinadoras convidadas: Carla Romaneiro (AMINATA), Ana Joana Pacheco (Município de Odivelas), Sandra Montes (OSCN), Chilua Pegado (GESL), Catarina Costa (PORTINADO).

Créditos da Foto: Federação Portuguesa de Natação

Comentários