“Conseguimos ter equilíbrio emocional e maturidade de jogo”, diz Fernando Leite

  •  
  •  
  •  

O selecionador Fernando Leite afirmou, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação, que a equipa portuguesa conseguiu, no Torneio das Nações, ter equilíbrio emocional e maturidade de jogo em situações muito difíceis”.

Portugal participou, de sexta-feira a domingo, no Torneio das Nações, na Polónia, tendo garantido o quinto lugar entre 12 seleções, após somar quatro vitórias, concretamente frente à Suíça por 16-10, Dinamarca por 18-5, Áustria por 15-9 e Lituânia por 14-9. A única derrota sofrida aconteceu a abrir o torneio com a Inglaterra (3-5).

Malta venceu a competição, seguida da África do Sul e Inglaterra.

“Num torneio anual com 12 nações, Portugal defrontou na Polónia seleções em fases de preparação avançadas para as competições que se avizinham, com muitos processos adquiridos. Assistimos a resultados entre todas as equipas de uma forma geral bastante equilibrados a exigir muita concentração e trabalho por parte das mesmas”, referiu Fernando Leite.

“Pela variedade de países envolvidos permitiu-nos trabalhar diferentes formas de jogar e aproveitar para crescer. Conseguimos ter equilíbrio emocional e maturidade de jogo em situações muito difíceis, os jogadores conseguiram prestações positivas”, frisou o técnico nacional.

“Marcámos 66 golos e sofremos 38; durante os 20 períodos dos 5 jogos, ganhámos 12, empatamos três e perdemos cinco; estivemos em situação de inferioridade numérica 37 vezes e sofremos sete golos destas ações; nas superioridades numéricas estivemos em 31 situações e marcámos 15 golos”, explicou.

Segundo Fernando Leite “há aspetos a melhorar, como a perceção do momento da ação ofensiva, o tempo de ataque e a proximidade de finalização ou perda de bola para anular contra-ataques e recuperação defensiva com trocas mais eficazes e qual o tipo de defesa a aplicar”.

O selecionador nacional considera que “este é um bom momento de avaliação”. “Marcamos posição este ano, queremos Ganhar este torneio no próximo ano”, concluiu.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários