Congresso da APTN: António Gaía apresenta a “mudança de paradigma no treino”

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Antonio Oca Gaía vai apresentar o tema “A força em natação. Uma mudança de paradigma no treino”, durante o 42.º congresso técnico-científico – XV Congresso Ibérico que se vai realizar no Portimão Arena entre 26 e 28 de abril.

A preleção do espanhol está agendada para dia 28 de abril, pelas 09h30, no auditório 1.

“A conveniência de um treino sistemático da força para a melhoria do desempenho competitivo em natação tem sido discutida há décadas, mas na atualidade está amplamente aceite. A evidência científica parece ter resolvido a polémica sobre a especificidade do treino de força no contexto do alto desempenho desportivo em natação, destacando a necessidade de uma meticulosa manipulação das variáveis que definem a carga de treino, com o objetivo de otimizar o seu impacto no desempenho competitivo”, lê-se na sinopse do tema.

Antonio Oca Gaía é atualmente diretor-técnico da Federação de Natação de Castilla La Mancha e professor da Escola Nacional de Formadores da RFEN. Já desempenhou os cargos de selecionador nacional júnior da RFEN e de treinador do Centro de Alto Rendimento de Madrid (RFEN), tendo sido, entre 2004 e 2008, coordenador do Plano Estratégico de Natação Espanhola 2004-2008 (RFEN).

As inscrições para o congresso já estão abertas e o programa (em atualização) disponível.

O Chlorus, jornal online de Natação, é parceiro Media do evento pelo terceiro ano consecutivo.

Todas as informações disponíveis no Chlorus e o lançamento dos vários temas que estarão em discussão.

A formação é creditada pelo IPDJ.

Portimão foi designada Cidade Europeia do Desporto em 2019.

Comentários