Centenário do CNN – Um século ao serviço da Natação (1919-2019) – Parte 2

  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Nos primeiros tempos do clube, não havia sede própria. Para a organização e dinamização do clube, as reuniões entre os fundadores eram efetuadas nos mais diversos locais: as casas de Gustavo Pereira da Costa (Campo de Ourique) e de Roussado dos Santos (Lapa) serviram, inúmeras vezes, para reuniões de direção e, simultaneamente, como sede social, secretaria e tesouraria. Quando surgia alguma indisponibilidade, as reuniões realizavam-se em qualquer café da Baixa.

No período de 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 1921, nos salões da Liga Naval, realizou-se o 2º Congresso Náutico onde o Clube, pela primeira vez, participa oficialmente como entidade desportiva.

Em 1921, o Clube Nacional de Natação é representado, pela primeira vez, numa competição desportiva, um festival organizado pela delegação de Lisboa da Liga Portuguesa de Clubes, no tanque da cerca da Casa Pia. (Foto em cima)

Gustavo Pereira da Costa, George Black, Justino Guedes Emílio, Pires Dias e Roussado dos Santos, representando o novel clube, causaram sensação, pelo seu empenho durante um jogo realizado nesse festival: o jogo da rosa.

Existe registo de que a primeira competição de natação oficial em que o CNN participou foi efetuada, no dia 14 de agosto de 1921, numa prova organizada pela Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, na doca de Alcântara. (continua)

Legenda da foto: Esqª para Dtª – Pires Dias, Roussado dos Santo, Justino Guedes Emílio, Gustavo Pereira da Costa e George Black

Comentários